O ano de 2009 marcou pelo menos 2 episódios históricos para a teologia protestante contemporanea. Encerramos mais um ano e uma decada, e lamentamos porque as decadas de 90 e a de 00 marcam um momento ruim para a teologia protestante: ESTAMOS EM DECADENCIA! Não produzimos mais teologos como sempre fizemos desde o seculo XVI com a Reforma Protestante, passando pelos grandes pensadores como Lutero, Melanchton, Zwinglio, Calvino, etc. passando pelo seculos XVII e XVIII com John Wesley, Whitifield, Edwards e até os pensadores Liberais do seculo XIX (mesmo que tenhamos nossas ressalvas sobre suas obras) até chegarmos no seculo XX com a Neo-Ortodoxia e grandes pensadores como: Barth, Tillich, Brunner, Bultmann, Moltmann e tantos outros.
As duas ultimas decadas não foram boas, que tipo de teologia o protestantismo produziu? Vimos o estouro da teologia Neo-Pentecostal e a perversa Teologia da Prosperidade, as Igrejas Independentes com seus apostolos e governos celulares. O momento é pessimo! O Protestantismo tem se "livrado" da teologia que lhe deu os momentos mais poderosos de sua história! Que o transformou numa potencia usada por Deus que impactou tanto o mundo moderno e o contemporaneo! Hoje a igreja se preocupa com os numeros e a Teologia tem sido desprezada e por isso temos sofrido uma grave lacuna, um vazio em nossa história e essencia.
Neste contexto de vazio, retornemos ao ano 2009 para nos lembrarmos dos 90 anos do inicio da Neo-Ortodoxia com a publicação da CARTA AOS ROMANOS de Karl Barth em 1919. Uma publicação histórica, que fundou a Neo-Ortodoxia e a Teologia da Palavra de Deus pensada pelo teologo suíço, que recolocou a Palavra de Deus no centro da Teologia, ja que esta tinha sido atacada e destronada pelo Liberalismo que a antecedeu. A Neo-Ortodoxia e a Teologia de Karl Barth foram reações ao LIberalismo.
Para Barth a Palavra de Deus era a junção de tres fatores: REVELAÇÃO + BIBLIA + PREGAÇÃO, e se algum desses fatores faltasse não aocnteceria a Palavra transformadora de Deus. A Carta aos Romanos marcou o inicio deste movimento e foi um marco para a teologia protestante e até hoje é vista como um trabalho divisor de aguas sendo conceituado por teologos das mais diversas correntes.
2009 marcou tambem os 10 anos de morte do teólogo alemão Oscar Culmann, falecido em 1999 aos 97 anos de idade. Este teólogo foi extremamente inovador quanto ao seu metodo teologico, não usou nenhum metodo ja existente e criou o seu proprio metodo chamado de Teologia da História da Salvação, onde desenvolveu uma base histórico-soteriologica para a produção de sua teologia. Culmann dizia que “Se a história da salvação pertence à essência da mensagem cristã, logo Cristo é o centro da história da salvação. Cristo é o ponto mais importante, aquele ponto que dá valor e significado a todos os outros pontos da trajetória da história da salvação”.
Numa epoca de um vazio tão grande para a teologia protestante devemos nos lembrar desses nomes e movimentos que contribuiram para o que houve de melhor em nossa historia.
Meu querido amigo Pr. Jansen Racco. Lembro-me de sua indignação mas aulas sobre o assunto tratado, pela falta de produção teológica na atualidade. Verdade que pelas muitas atividades que nos encaixamos hoje, acontece a ausência do crescimento teológico e os que se arriscam a faze-los, não encontram grandes incentivos. (não falo do financeiro) Creio que, grande parte dos seminaristas não olham que sua formação, os remetem a produzir teologia, mas em formar ministros e pastores. Sendo assim, a falta de busca em novas linhas teológicas fica em declínio, sucumbindo a exitência de grandes teologos como descrito muito bem pela sua pessoa.
ResponderExcluirPaz do Senhor! Deus te abençoe.
Pb. Asp. Pr. Eliezer Rodrigues
Muito boa a denuncia meu amado!!! Mas ainda estamos aqui, e melhor ainda, temos condições, espaço, oportunidade e material humano. (prova disso é este blog) Creio que o espírito de Deus continua agindo naquele que se predispõe a buscar o caminho mais exelente.
ResponderExcluirUm abraço.
Pr. Eli Bastos